Em meio a uma pandemia global sem precedentes na história, todos fomos desafiados a nos transformar e a transformar o mundo em todos os aspectos – aliás continuamos sendo a cada dia e seremos por muito mais tempo!
Diante deste cenário ainda complexo, a Criativa nasceu com a missão de revolucionar o mercado de marketing de incentivos, trazendo um novo olhar para ajudar nossos clientes a realizarem sonhos e experiências inesquecíveis, mas claro sempre de forma sustentável.
E posso garantir que fazem parte do nosso DNA temas ambientais, sociais e éticos. Toda nossa atuação é conduzida de forma responsável e sustentável, seja internamente nas nossas atividades diárias, ou externamente com projetos e ações que desenvolvemos para os nossos clientes.
Isso só é possível porque o ESG (sigla que em inglês significa Environmental, Social and Governance; em português Ambiente, Social e Governança) veio para ficar. Os critérios de ESG entraram definitivamente na agenda de empresas de todos os tamanhos e segmentos, tornando-se prioridade para os negócios e para a sustentabilidade empresarial, e tendo como foco principal a construção de um mundo ambientalmente sustentável, socialmente responsável e inclusivo e ético para todos.
E isso é novo?
Não, mas cada vez mais a sociedade cobra e exige uma atuação responsável, ética e transparente das empresas. Apesar de estar em alta, o termo ESG não é novo. Seu primeiro registro é de 2005, quando foi elaborado o relatório intitulado “Who Cares Wins”, elaborado pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, após uma provocação do então secretário da ONU, Kofi Annan, a CEOs das principais instituições financeiras do mundo, os desafiando a inserissem critérios ambientais, sociais e de governança em suas análises para o direcionamento de investimentos.
Desde então o ESG passou a ser usado para mostrar que tal empresa tem e segue boas práticas, conservando o meio ambiente e promove seu desenvolvimento sustentável; zelando por seus colaboradores, por toda sua cadeia produtiva e pela sociedade; e assegurando a governança responsável de seus negócios, com lisura e transparência de suas ações.
E para mensurar tudo isso, índices foram criados e são levados muito a sério globalmente. Os índices de sustentabilidade são considerados cada vez mais decisivos para que os investimentos sejam direcionados às empresas. Assim critérios de ESG passaram a impactar diretamente as finanças das organizações.
Mas além do impacto financeiro, a sociedade em geral – destaco aqui por exemplo consumidores e colaboradores – está cada vez mais exigente em relação às grandes causas e está de olho se a atuação de determinada empresa tem propósito e é responsável, deixando de consumir produtos ou declinando uma proposta de trabalho, caso a empresa não atue como tal para a transformação do mundo para que seja melhor para todos.
Nossa atuação em conformidade com o ESG
Nós da Criativa Incentivos já temos as boas práticas ambientais, sociais e de governança correndo em nossas veias! Acreditamos que o exemplo faz toda a diferença. Por isso, questões ambientais, sociais e de governança estão bem internalizadas e fazem parte do nosso cotidiano. Somos ambientalmente responsáveis, socialmente justos e com a governança transparente. Nossa atuação é baseada nos direcionadores de ESG (alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Ambientalmente, dentro de casa por exemplo, só trabalhamos com fornecedores que possuam certificações ambientais; em nossas atividades diárias usamos embalagens e materiais recicláveis; utilizamos cada vez menos plásticos descartáveis e escolhemos opções que tenham vida útil mais longa; optamos por usar papéis reciclados e apenas quando for extremamente necessário, com a adoção de tecnologias para que nossas comunicações sejam cada vez mais digitais; e realizamos a destinação correta de resíduos e efluentes de todas nossas atividades.
Na parte social, promovemos e incentivamos o diálogo transparente e honesto entre todos os colaboradores e líderes; desenvolvemos projetos sociais com comunidades locais; apoiamos e desenvolvemos projetos de inclusão, diversidade e equidade.
Já em governança, temos como princípio trabalhar apenas com fornecedores e terceirizados que tenham a integridade; contamos com uma hierarquia bem estruturada de cargos e funções claros e bem definidos; implementamos políticas transparentes que protegem a segurança e a integridade de dados pessoais (LGPD); respeitamos a diversidade e repudiamos todo tipo de preconceito, não aceitamos nenhuma forma de discriminação racial, de nacionalidade, gênero, orientação sexual, idade, religião, posição social e política, cargos ou qualquer outro critério de diferenciação de pessoas.
Com tudo isso, temos uma base sólida para ajudar nossos clientes em projetos de marketing de incentivos, dentro dos direcionadores de ESG, trabalhando sempre de forma concisa e estruturada questões ambientais, sociais e de governança em todas as nossas iniciativas.
Quer saber mais como podemos ajudar você? Clique aqui para agendar uma apresentação sobre este tema, tão importante para o sucesso dos seus negócios e para que possamos ter um mundo melhor e mais justo.
Imagem por Emmy E via Pexels